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Baterias de LiFe nos receptores

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Baterias de LiFe nos receptores Empty Baterias de LiFe nos receptores

Mensagem por AndersonSilva Qui maio 16, 2013 7:59 pm

[color=black]O senso comum


O senso comum é o conhecimento que as pessoas adquirem através da pratica cotidiana inspirada no modo de agir do grupo ao qual pertencem. Neste caso o grupo são os aeromodelistas.
Trata-se de um conhecimento superficial onde não há uma análise mais profunda do assunto.As pessoas fazem porque vêem os outros fazerem.
Alguns aeromodelistas se valem exatamente do senso comum quando a questão é de usar ou não uma bateria de LiFe no receptor.
Através de conversas com colegas de pista ou opiniões em forums, constatam que há muita gente usando as baterias de LiFe em diferentes marcas e modelos de receptores nos quais a voltagem recomendada é 6,0v. Muitos inclusive, relatam que usam baterias de LiFe a bastante tempo sem que tenham tido nenhum tipo de problema.
Então a conclusão que é simples: Se tem gente usando LiFe e não tem problema, então eu também vou usar.
E estão certos.
Entre os que mais se beneficiam com as caracteristicas das baterias de LiFe são os aeromodelistas que voam modelos grandes
( Giants ) acima de 33% de escala.
Isso porque, devido ao uso de servos de alto torque, o consumo instantâneo de energia é elevado sendo necessário uma bateria que dê conta desse consumo.
Antes do advento da baterias de LiFe a solução encontrada era usar baterias de NiMh ( Níquel Metal Hidreto ) com capacidade acima de 2000mA e com 5 células (6,0v ), a fim de conseguirem maior torque e velocidade nos servos. Então o uso das LiFe veio solucionar essas duas questões – alta corrente e voltagem maior.
Para os mais práticos estas informações fornecidas pelo senso comum são suficientes para que decidam usar as baterias de LiFe .



O lado técnico


Outros modelistas entretanto, preferem ter um esclarecimento mais técnico antes de colocar baterias de LiFe a bordo dos seus aviões. Estes também estão certos, eu diria até “mais certos” do que aqueles orientados apenas pelo senso comum.
Técnicamente o fato que mais os convence é que os mesmos fabricantes de RC como a Futaba e a JRM que especificam que a voltagem máxima para a maioria dos servos e receptores é de de 6,0 volts, também fabricam e vendem baterias de NiMh com 5 células ( 6,0 volts ), mesmo sabendo que essas baterias apresentam uma voltagem nominal de 6,25v ( 5 x 1,25v ) e quando completamente carregadas pode chegar a 7,3 volts !
Ora, é sabido que numa Life a voltagem nominal é de 6,6v ( 2 x 3,3v ) e quando totalmente carregada chega a 7,4 volts. Ou seja, excedem em apenas 5% a voltagem de uma bateria de NiMh.
Então, se nem os fabricantes se preocupam com essa diferença a maior da voltagem é sinal que não haverá problemas para o equipamento.
O raciocínio está correto porque os receptores possuem internamente um regulador de voltagem que rebaixa a voltagem da bateria para valores próximos dos 3,0 volts para alimentar o circuito e esses reguladores são projetados para trabalharem com uma boa "folga" em relação a voltagem de bateria, no mínimo de 10% absorvendo essa pequena elevação sem nenhum problema..
Em relação aos servos, embora eles também tenham uma margem de tolerância "generosa" em relação a voltagem da bateria, a situação é mais delicada porque lidam diretamente com a voltagem da bateria e um aumento da voltagem quando ligados em uma bateria NiMh de 6,0v, podem apresentar tremores até a voltagem chegar próxima aos 6,25 volts ( o que demora alguns minutos ) .
Nos servos digitais esse aumento temporário de voltagem é melhor tolerado porque eles possuem um regulador interno de voltagem semelhante aos receptores que também rebaixam a voltagem recebida da bateria, proporcionando um funcionamento “limpo”, isento de tremores.
Outro fato que reforça a idéia que é tranquilo o uso de baterias de LiFe nos receptores é o grande numero de empresas que fabricam essas baterias especialmente para uso em receptores e a grande divulgação que essa prática tem na mídia dedicada ao modelismo.
Se houvesse uma chance mínima dessas baterias causar algum dano aos equipamentos de RC elas simplesmente não seriam fabricadas e nem postas à venda.
Entretanto no site da Hobbico, um dos maiores fabricantes de material para modelismo no mundo, é possível encontrar à venda baterias de LiFe 2S com diversas capacidades especialmente desenhadas para o uso a bordo dos modelos e comercializadas não só no mercado americano mas no mundo todo.
Certamente a empresa não produziria essas baterias se houvesse a mínima possibilidade de uma interpelação judicial devido a danos causados em algum radiocontrole.
A titulo de exemplo podemos encontrar no site da Hobbico um texto divulgando as vantagens de usar uma bateria de LiFe, cuja tradução livre é a seguinte:



A Hobbico lançou uma nova bateria para o mercado que aproveita as mais recentes tecnologias (fosfato do ferro do Lítio LiFePO4).
Este pack de 2S tem uma voltagem nominal de 6,6 volts, tornando-o perfeito para receptores de 2.4 GHz e muitos servos usados atualmente.
Além da menor voltagem por célula, em comparação com uma LiPo, as baterias de LiFe têm outras caracteristicas positivas, tais como:

Pequeníssima taxa de auto-descarga ( perda de energia enquanto não estão sendo usadas );
Ciclo de vida maior ( duram mais );
Mantem a voltagem de 3.3v/célula sob a carga por muito mais tempo que outros tipos de bateria usadas em RC.

A melhor notícia é que, como a voltagem nominal das baterias de LiFe é menor que as LiPo, o pack pode ser ligado diretamente ao receptor sem a necessidade de usar um regulador de voltagem.
Entretanto é preciso verificar se o seu receptor e servos aceitam valores de voltagem próximos a 6.6v. A maioria dos receptores e muitos servos funcionarão sem problemas com esse pequeno acréscimo de voltagem uma vez que que essa voltagem é pouco maior que a voltagem de uma bateria de NiCd ou NiMh totalmente carregada.
Operando com a voltagem maior os servos produzem mais torque e respondem mais rápido, duas grandes vantagens em voo.
Um pack de LiFe de 1100mA 10C pode fornecer correntes de até 11Ampéres o que o torna ideal para o uso em sistemas de 2.4GHz que utilizam servos de alto torque.

Características da bateria de LiFe

São leves
Tem alta densidade de energia
Corrente de saída alta
São pequenas
Tensão nominal de 6.6V - perfeitas para usar na maioria dos RC
Não é necessário usar reguladores de voltagens (ver nota abaixo)
Não poluentes

Nota - Verifique as especificações do seu equipamento ( receptor e servos ) para ter certeza que ele aceita operar com voltagens proximas a 6,6v. Esta voltagem é a mesma que um pack com 5 células de NiMh ou NiCd 5 totalmente carregado. Embora isso não seja um problema para a maioria dos servos e receptores, alguns modelos de servos operam apenas com uma voltagem de 4,8v.



O que diz a Futaba?

Na seção FAQ do site da Futaba (http://www.futaba-rc.com/faq/product-faq.html#q26 ) encontramos a seguinte pergunta:

É possível usar packs 6v (5 células) com meu receptor e servos Futaba? Existem desvantagens em usar 6 volts?

Resposta da Futaba:

Todos os sistemas de Futaba são projetados operar com baterias de 4,8 volts (NiCD 4 células) ou 6 volts ( 5 células de NiCD ou 4 pilhas alcalinas), exceto alguns servos que são especificados para uso em uma voltagem específica.
Alguns equipamentos de outras marcas não são projetados para serem alimentados com 6,0v e não funcionam bem com baterias que tem essa voltagem, mas a maioria dos equipamentos da Futaba aceita essa voltagem um pouco maior fornecendo, no caso dos servos, maior torque e velocidade.
Note que quando usadas baterias de 6,0v os servos apresentarão maior torque e velocidade conforme já foi mencionado acima, entretanto a bateria irá gastar mais rápido devido ao maior consumo de energia dos servos e, estes podem ter a sua vida útil diminuída também.
Isto soa confuso, por isso pode ser útil comparar a bateria com a água em um balde.
Se você tem quatro furos pequenos no balde, a água vai sair em uma determinada taxa. Adicionando um quinto furo do mesmo tamanho você está fornecendo mais água (aumentando a corrente os servos tem mais força e velocidade); no entanto, o balde esvazia 25% mais rápido do que quando ele tinha apenas quatro furos.



O que diz a JR

A JR, como a Futaba, não faz nenhuma alusão ao uso de baterias de LiFe nos receptores em seu site, entretanto disponibiliza para à venda vários modelos de baterias de NiMh de 6,0 volts.

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Conclusão


Baseado no exposto acima e considerando que os fabricantes de RC limitam-se a especificar que 6,0 volts é a máxima que deve ser empregada em seus equipamentos sem declarar nenhuma tolerância sobre esse valor e nem fazer nenhum alerta de que a voltagem não pode exceder a um determinado limite, é lícito imaginar que uma pequena diferença para maior na voltagem da bateria não irá causar nehum tipo de problema.
Portanto usem tranquilamente as baterias de LiFe 2S nos seus modelos sem nenhuma culpa ou medo.



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AndersonSilva

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